Seia reforça procedimentos de redução de resíduos

2019-12-05

Seia reforça procedimentos de redução de resíduos

Assente na ideia do caráter efémero e desnecessário de muitas das embalagens que acompanham as nossas compras, e com vista à redução da produção de resíduos na origem pelos consumidores, esta campanha abrangerá diretamente diversos públicos-alvo, nomeadamente os estudantes e corpo discente do 1.º ciclo do ensino básico do Centro Escolar de Seia e Centro Escolar de São Romão, seniores do Projeto” Saúde em Movimento”, bem como consumidores, em superfícies comerciais.

Recorrendo à exposição das vantagens individuais e coletivas associadas à adoção de rotinas de prevenção da produção de lixo através de uma apresentação multimédia, serão igualmente desenvolvidas dinâmicas centradas no “peso” das escolhas pessoais, fazendo a distinção entre consumidor “distraído” e consumidor “responsável”.

A ação é reforçada pela distribuição qualitativa de sacos de compras em pano, reutilizáveis, e porta-moedas, e faz parte de um plano de intervenção de perspetiva economicista, que contou já com outras campanhas desenvolvidas no município.

Este projeto visa a mudança de paradigma relativamente à gestão dos resíduos sólidos urbanos, com vista à geração de ganhos provenientes de comportamentos coincidentes com elevados níveis de urbanidade.

O que se pretende é traduzir a verba de investimento do projeto de literacia ambiental numa meta tendencialmente comprometida com resultados de prevenção de produção de resíduos, o que permite reduzir o esforço financeiro que a autarquia faz diariamente nesta área.
 

(CMS)