Associação avança para a criação do Museu Mineiro em Nelas

2019-12-04

 Associação avança para a criação do Museu Mineiro em Nelas

De acordo com António Minhoto, da ATMU este protocolo veio dar mais autenticidade ao projeto, porque é com um organismo - como é o IPV com a ciência, a cultura, a educação – que vai estar também envolvido, quer pela área da museologia e da construção civil, para fomentar e desenvolver o projeto que já têm em mãos.

Este responsável explicou à agência Lusa que o projeto do museu “já tem toda a ideia base discutida e aprovada com a intenção e objetivo do museu bem esclarecido”.

Com este propósito, em 2018, a ATMU criou uma comissão para a criação deste espaço museológico nas Minas da Urgeiriça, no concelho de Nelas.

“O objetivo prende-se com a necessidade de defender e preservar a memória histórica da Urgeiriça. A ideia é criar um Museu que identifique essa mesma história com artefactos e com documentos para que se torne um espaço para a memória, para a ciência, para a investigação, cultura e também turismo”, explicou.

António Minhoto prevê que “para março, abril, se possa apresentar o projeto final” do museu, que quer “abrir ao público ainda em 2020”.

(Lusa/Foto Wikipédia)