Aprovado projeto de cobertura do Mercado 2 de Maio em Viseu

2019-11-28

Aprovado projeto de cobertura do Mercado 2 de Maio em Viseu

Com um prazo de execução de 18 meses, este projeto prevê a cobertura dos dois patamares do mercado, ao invés da cobertura só do patamar inferior, como estava inicialmente previsto. A obra tem um valor de 3,1 milhões de euros.

Durante a reunião do executivo, que foi pública, o presidente da autarquia,  disse que o projeto teve a preocupação de “não desvirtuar a arquitetura do edifício” e de incluir “uma componente muito forte de sustentabilidade ambiental”.

Segundo Almeida Henriques, além de permitir uma maior eficiência térmica do espaço, a solução energética encontrada - com 4.300 metros quadrados de painéis fotovoltaicos de nova geração - produzirá energia não apenas para o mercado, mas também para a futura sede das Águas de Viseu e para os Paços do Concelho.

O autarca social democrata considera que se está a dar um passo muito importante para a dinamização do centro histórico e acrescenta  que o projeto prevê as infraestruturas necessárias para a realização de eventos e espetáculos.

Os vereadores do PS votaram contra o projeto, que consideraram ser “um atentado arquitetónico e patrimonial, oneroso, que decorreu de um processo participado ilusório, na verdade uma solução impositiva, que se tornará irreversível se avançar”.