110 anos da EHESE para ver em Seia

2019-11-25

110 anos da EHESE para ver em Seia

A exposição “110 anos da EHESE” pretende recordar e homenagear os obreiros de um dos mais importantes complexos industriais do Concelho de Seia.

De certa forma, a história da “Empresa Hidro-Eléctrica da Serra da Estrela” (EHESE) apresenta-se como um empreendimento épico face ao tempo de construção, 1907 – 2003, e ao número de trabalhadores que, em determinados anos, ultrapassou as 1500 pessoas.

O Aproveitamento Hidroeléctrico da Serra da Estrela revela-se, então, como o resultado final de um objetivo que no início do século xx norteou quatro empresários com raízes beirãs.

O percurso principia em 1906 com os Armazéns das Beiras, empresa que enceta os trabalhos iniciais e que, em julho de 1909, dá lugar a uma nova sociedade, a “Empresa Hidro-Eléctrica da Serra da Estrela”.
A exposição “110 anos da EHESE”, mais do que apresentar factos e números, pretende avivar memórias, tanto de empresários arrojados e empreendedores, como de trabalhadores arrojados. Uma história que se faz de perseverança, de paciência, de inovação e de querer.

 

(CMS)