Viseu recebe Salão Vinhos de Inverno

2019-11-18

Viseu recebe Salão Vinhos de Inverno

O evento decorre entre 06 e 08 de dezembro. Durante a apresentação do festival, o vereador da Cultura, Jorge Sobrado disse que estão marcados 30 eventos distribuídos pelos três dias, com 24 horas de propostas, espetáculos e mesas literárias, com a participação de 28 escritores, mais de 20 produtores de vinhos do Dão e, pelo menos, uma dúzia de produtores agroalimentares.

O também diretor da associação Viseu Marca, que este ano assume os custos do festival literário, explicou que “há muito tempo” havia a vontade de atrair a Viseu Germano Almeida, Prémio Camões 2018, o que foi agora conseguido, ao abrigo de uma parceria com o festival cabo-verdiano Morabeza.

Em Viseu estarão também pela primeira vez o escritor e romancista Jonathan Coe, com a sua mais recente obra “O coração de Inglaterra”, e a escritora Carmen Posadas, que reside em Madrid e é autora de vários livros infantis e romances.

Afonso Reis Cabral, Samuel Gonçalves, Frei Bento Domingues e Francisco José Viegas são nomes de outros escritores que estarão presentes. Segundo o vereador, este pretende ser “o mais charmoso dos eventos culturais de inverno do país”, prometendo “fazer crescer vinho na boca e ideias no espírito”.

O evento integra também um cartaz musical, tendo confirmadas as presenças das bandas portuguesas The Happy Mess e The Black Mamba e o viseense Carlos Peninha.