Santa Comba Dão aprova proposta de orçamento para 2020

2019-11-09

  Santa Comba Dão aprova proposta de orçamento  para 2020

A Câmara de Santa Comba Dão aprovou uma proposta de orçamento de mais de 16 milhies e 6oo mil euros para 2020, com o qual o executivo pretende continuar a reduzir o endividamento e a consolidar as contas.

O presidente da autarquia, Leonel Gouveia, refere que à semelhança dos anteriores, este orçamento  pretende seguir o caminho de rigor, de modo a continuar a reduzir o endividamento e a consolidar as contas, continuando a cumprir os acordos de pagamento de dívida a que nos comprometemos, o que é absolutamente crucial para a autonomia financeira do município”.

Segundo o autarca socialista, o executivo quer, no próximo ano, continuar a concretizar projetos que desenvolvam o concelho económica e socialmente, que assentam em quatro eixos: captação de investimento empresarial, aposta no turismo, apoio ao movimento associativo e investimento na educação, na saúde e ação social.

Na área da educação, o valor diz respeito, sobretudo, à requalificação da Escola Básica de Santa Comba Dão, ao pagamento do aluguer anual dos Centros Escolares Centro e Sul, dos transportes escolares, do serviço de alimentação, das Atividades de Enriquecimento Curricular e do programa de Ocupação dos Tempos Livres ‘Tou de Férias’.

Na proteção do meio ambiente e natureza destacam-se a Ecovia do Mondego (prolongamento da Ecopista do Dão) e várias obras inscritas no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), como a requalificação das antigas Central Elétrica e Lagar, na zona da ribeira das Hortas, e a própria requalificação desta ribeira entre a ponte e o recinto da feira.

Na área da saúde, o projeto considerado mais relevante é a construção da Unidade de Saúde de São João de Areias, que ainda não foi iniciado, por motivos alheios ao município.