Jornadas de Cuidados Continuados em Mangualde

2019-10-11

Jornadas de Cuidados Continuados em Mangualde

A iniciativa realiza-se nos próximos dias 18 e 19 de outubro, no auditório do Complexo Paroquial. A organização é da Associação Questão Temática, com a promoção da Equipa de Coordenação Local para os Cuidados Continuados Integrados Dão Lafões, em colaboração com a Câmara Municipal de Mangualde, da Administração Regional de Saúde do Centro, do ACES Dão-Lafões, e ainda do ISS – Segurança Social.

A cerimónia de abertura, que terá lugar pelas 15h00 do dia 18 de outubro, vai contar com as presenças de Marta Temido, Ministra da Saúde; João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde; Ana Gomes da Comissão Nacional de Coordenação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados; Rosa Reis Marques, Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro; Maria José Hespanha, Coordenadora da Equipa Coordenadora Regional do Centro; António Grade, Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões; Márcia Martins, Diretora do Centro Distrital de Viseu, do Instituto da Segurança Social; Germano Loureiro, Coordenador da Equipa Coordenadora Local Dão Lafões e Presidente destas Jornadas.

Entre as 9h30 e as 11h00 vai falar-se sobre “Articulação da Segurança Social e da Saúde face às exigências da RNCCI”, tendo como moderador o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, José Tomás. Pelas 11h30 e até às 13h00 será abordada a temática “Cuidados Paliativos na RNCCI”. Durante a tarde, após a cerimónia de abertura que terá lugar entre as 15h00 e as 16h00, falar-se-ão de vários temas, nomeadamente “Novos anticoagulantes orais na população geriátrica”, “A Realidade nas U.C.CI.” e “AVC – Prevenção nos doentes com F.A.”.

No dia 19 os trabalhos decorrem das 9h30 às 13h00 e serão debatidos os seguintes assuntos: “Tratar a Diabetes no doente frágil”; “ECCI: Percurso e Intervenção Multidisciplinar”; “Cuidados Paliativos no Domicílio: abordagem e intervenção multidisciplinar”; “Fisioterapia e Reabilitação no Domicílio – Diferentes abordagens, objetivos comuns!”; entre outros.

 

(CMM)