Museu Nacional Grão Vasco atrai muitos visitantes espanhóis

2019-09-20

Museu Nacional Grão Vasco atrai muitos visitantes espanhóis

O coordenador científico do estudo refere que isso é uma característica muito específica deste museu, no conjunto de outros museus, onde os franceses são a nacionalidade mais representada.

José Soares Neves, professor e investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa , que realizou o estudo em parceria com a Direção-Geral do Património Cultural, coordenou uma equipa que disponibilizou um inquérito para o público preencher após a visita em 14 museus nacionais entre 03 de dezembro de 2014 e 02 de dezembro de 2015.

Este museu tem a capacidade de atrair públicos que não residem nas proximidades, como da região norte e de Lisboa, com um público maioritariamente nacional, e com capacidade forte e diversa para outras nacionalidades, segundo o responsável.

No Museu Nacional Grão Vasco  foram validados 1.278 questionários, a cidadãos com idade igual ou superior a 15 anos, sendo que deste número, 68% foram respondidos por cidadãos portugueses.

Entre os vários dados apresentados destaca-se também o facto de o museu ser visitado, maioritariamente, por casais e por jovens portugueses, e, entre os visitantes estrangeiros, é maioritariamente visto por uma geração mais velha, de acordo com a  Lusa.