“Viseu Estrela à Mesa” dá mais cor à cidade jardim

2019-09-17

“Viseu Estrela à Mesa” dá mais cor à cidade jardim

No ano em que Viseu se assume como “Destino Nacional de Gastronomia”, a cidade é por excelência, o palco principal da alta cozinha, ao reeditar aquele que é o novo evento-âncora da temporada, o “Viseu Estrela à Mesa”. Michel van der Kroft é um 'chef' holandês, com duas estrelas Michelin, e um dos dez que vão marcar presença no 'Viseu Estrela à Mesa'

10 Chefs vão liderar um restaurante gourmet a céu aberto, em pleno Rossio, assinando experiências gastronómicas onde os ingredientes regionais são reinterpretados. O queijo da Serra, a maçã bravo esmolfe, os míscaros, a feijoca, a vitela de Lafões, o cabrito da Gralheira, o azeite de variedade galega, as avelãs de Viseu, o feijão papo de rola e a broa de Vildemoinhos são os 10 eleitos. Também os vinhos do Dão acompanham os menus de almoços e jantares.

Na sua 6ª edição, a Festa das Vindimas de Viseu garante pretextos para viseenses, visitantes e turistas redescobrirem o melhor da cidade vinhateira do Dão. As experiências reais de vindima e pisa distribuem-se por 13 Quintas da Região, a 21 de Setembro, Feriado Municipal. São elas as Quintas do Medronheiro, Penassais, Perdigão, Soito, Teixuga, Falorca, Reis, Chão de São Francisco, Vinha Paz, Turquide, Pedra Cancela, Lemos e Casa de Santar.

Além da gastronomia e do vinho, a música não vai faltar, programados estão três concertos. A abrir a Festa das Vindimas de Viseu vai estar a cantora e compositora Bárbara Tinoco. “Antes Dela Dizer Que Sim” é o tema da sua autoria que tem conquistado os palcos nacionais e que, é certo, se fará ouvir na noite desta quinta-feira, pelas 22H30, no Mercado 2 de Maio.

Na sexta-feira é a vez de Tatanka, o vocalista da banda portuguesa The Black Mamba, apresentar  em Viseu o seu projeto a solo, “Pouco Barulho”. O concerto tem lugar na Fonte das 3 Bicas,  pelas 22H30. Antes, pelas 21H30, e no âmbito da comemoração do Dia do Município, a Sé de Viseu recebe um concerto da Orquestra Filarmónica Portuguesa, composição radicada em Viseu desde 2018.

No Sábado, pelas 22 horas, é António Zambujo quem protagoniza o espetáculo musical no patamar da Igreja da Misericórdia, bem no coração do Centro Histórico.

Os viseenses Carla Linhares, Pedro Duvalle & José Alberto, Jotabêzê NB, Adfectus, o Grupo Etnográfico “As Tricanas de Vildemoinhos”, o Rancho Folclórico e o Grupo de Concertinas da Casa de Castro Daire em Lisboa, Tempo Singular, STéP, o Grupo Etnográfico de Várzea de Calde e os DJ’s Gryzller e Arede são outros dos artistas, bandas e grupos que irão garantir, ao longo de quatro dias, a animação musical do evento, em palcos como o Mercado 2 de Maio, o Rossio e o Largo Pintor Gata.

Também nesta edição o teatro e a literatura marcam presença com encenações e leituras protagonizadas pelo Grupo OFF, do Teatro AFTA. "Andam Faunos pelos Bosques" terá lugar na quinta-feira, pelas 21H30, nos Jardins da Casa do Miradouro. 

Já no sábado, dia 20, é a vez do passeio literário "Rua abaixo, Rua acima - Mitos Urbanos de Viseu", conduzido por Carlos Almeida, e que terá inicio pelas 17 horas, no Adro da Sé.