25 estágios profissionais para a autarquia de Viseu

2019-09-11

25 estágios profissionais para a autarquia de Viseu

É um programa cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, num montante de cerca de 18,5 milhões de euros, segundo um despacho publicado em Diário da República, nesta quarta-feira.

Segundo o despacho, assinado pela secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, as zonas Norte e Centro do país são as que vão acolher mais vagas.

Na zona Centro vão ser atribuídos um total de 744 estágios, dos quais 49 são destinados a cidadãos com deficiência, sendo que a câmaras de Coimbra e de Viseu acolherem mais vagas.Coimbra com 45 e 25 para Viseu.

A distribuição foi feita após candidatura das entidades da administração local, nomeadamente, municípios, freguesias, entidades intermunicipais, associações de municípios e empresas locais.

No que diz respeito ao distrito de Viseu, os concelhos de  Sátão, Tabuaço e Vouzela vão receber cada um 8 estagiários. Nelas,Carregal do Sal, Tondela e Lamego vão receber 5 cada um. Tarouca vai receber 4. Cinfães, São Pedro do Sul e Santa Comba Dão vão receber 3 vagas. Mortágua, Resende e Vila Nova de Paiva vão receber 2  e Mangualde 1 estagiário.

Já Seia, no distrito da Guarda, conseguiu 9 estágios.

Esta segunda fase destina-se a jovens desempregados até aos 30 anos, ou 35 anos se portadores de deficiência ou com incapacidade, detentores de licenciatura, de cursos técnicos superiores profissionais ou cursos tecnológicos de nível secundário.

Este programa é um instrumento de apoio à transição dos jovens do sistema de ensino e formação profissional para o mercado de trabalho, que visa aumentar a qualificação e, consequentemente, o perfil de empregabilidade, dando resposta às dificuldades de inserção na vida profissional.

Segundo o despacho, os procedimentos de seleção de estagiários devem estar concluídos no prazo de quatro meses, a contar da data da publicitação do aviso de abertura.