Vinte partidos e movimentos concorrem pelo círculo de Viseu às eleições legislativas

2019-08-28

Vinte partidos e movimentos concorrem pelo círculo de Viseu às eleições legislativas

Segundo as listas afixadas no Tribunal de Viseu, que a agência Lusa consultou, os 20 partidos que concorrem pelo círculo de Viseu são, pela ordem no boletim de voto: PURP, CDS-PP, PAN, PDR, PS, PPM, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda, PTP, RIR, PCTP-MRPP, JPP, Partido da Terra, Nós Cidadãos, CDU, Aliança, PSD, PNR, Livre e Chega.

 O ex-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses e da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, encabeça a lista do PSD, enquanto o presidente da Câmara de Mangualde (com mandato suspenso), João Azevedo, lidera a do PS.

Ruas, de 70 anos, ocupou entre 1989 e 2013 o cargo de presidente da Câmara de Viseu. Assumiu a liderança da ANMP entre 2002 e 2013 e também foi eurodeputado.

Quanto ao PS, a lista pelo círculo eleitoral de Viseu vai ser encabeçada por João Azevedo, que foi recentemente diretor da campanha da lista socialista ao Parlamento Europeu, liderada por Pedro Marques.

João Azevedo, de 44 anos, foi pela primeira vez eleito presidente da Câmara de Mangualde em 2009 e encontrava-se no seu último mandato.

Comparando com o número de eleitores das últimas legislativas, realizadas a 04 de outubro de 2015, Viseu perdeu cerca de 24 mil eleitores, o que levou à redução de nove para oito mandatos de deputado.

Em 2015, a coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) foi a força política mais votada nos 24 concelhos do distrito de Viseu, conseguindo eleger seis deputados, enquanto o PS manteve os três que já tinha conquistado em 2011.