Festival do Pão em Vila Nova de Paiva

2019-08-21

Festival do Pão em Vila Nova de Paiva

Os produtos endógenos, aliados à gastronomia tradicional, ao artesanato típico, ao folclore e às práticas de outrora, encontram-se reunidos nesta iniciativa que pretende dar a conhecer as potencialidades e a riqueza do nosso meio rural.

O certame inicia, este ano, com a atividade Andar&Correr Vila Cova à Coelheira, no dia 7 de setembro, pelas 17h30, com rastreios de saúde, seguidos de uma hora de exercício físico, a caminhar ou a correr. O programa da festividade religiosa tem início também neste dia, pelas 20h30, com a entrada solene de Nossa Sra. do Rosário na Igreja Matriz e o Hino Akathistos.

No domingo, dia 8 de setembro, o programa prossegue com uma Missa e Procissão do Adeus, com o Festival do Pão e produtos regionais, tasquinhas gastronómicas, artesanato, folclore e a possibilidade dos visitantes poderem confecionar as suas próprias bôlas nos fornos de lenha comunitários da vila.

Aliado a esta iniciativa está a 36ª edição do Festival Nacional de Folclore de Vila Cova à Coelheira. A partir das 15h00, o Festival tem início com o desfile etnográfico e as atuações dos grupos folclóricos convidados, assim como do grupo anfitrião, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira. Os grupos convidados são o Grupo de Danças e Cantares Regionais da Feira (Feira), o Grupo de Pauliteiros da Cidade de Miranda do Douro, o Rancho regional S. Salvador de Folgosa (Maia) e o Grupo Folclórico de Santa Maria de Cabril (Castro Daire).

Durante a Juventuna de Nesprido anima o certame e pelas 18h00, as Bombocas sobem ao palco com o seu reportório de música popular, boa-disposição, calor e ritmo, no encerramento deste certame.

Estão abertas até dia 31 de agosto, as inscrições para mostra e venda de produtos no Festival do Pão e 36º Festival de Folclore de Vila Cova à Coelheira.

 

(CMVNP)