Câmara aprova propostas do Viseu Cultura e adjudica obras em ruas

2018-03-09

Câmara aprova propostas do Viseu Cultura e adjudica obras em ruas

A Câmara Municipal de Viseu tomou hoje conhecimento das várias propostas apresentadas ao concurso municipal Viseu Cultura e adjudicou obras de reabilitação de três ruas e de um largo da cidade.

O executivo municipal esteve hoje reunido e deliberou sobre as propostas formuladas pela Comissão de Avaliação do Concurso Municipal Viseu Cultura, tendo em vista a decisão final da linha de apoio 'Programar' e os projetos de decisão das linhas de apoio 'Animar' e 'Criar', refere a autarquia em comunicado.

Segundo a fonte, em relação às linhas 'Animar' e 'Criar', que são "as grandes novidades do Viseu Cultura", a Comissão de Avaliação apresentou ao executivo um projeto de decisão preliminar, "com uma análise da admissibilidade e elegibilidade e uma hierarquização pontuada das 43 candidaturas recebidas, que na sua globalidade representam um investimento superior a um milhão de euros", seguindo-se os procedimentos de audiência dos interessados.

A linha de apoio 'Animar', especialmente dirigida a projetos de intervenção cultural regular sobre equipamentos culturais ou locais patrimoniais relevantes, recebeu 13 candidaturas, tendo quatro sido consideradas como elegíveis.

Já em relação à linha de apoio 'Criar', que visa o fomento e suporte da criação artística local não integrada em eventos, tendo em vista designadamente a sua exposição, publicação, gravação e produção para suportes e canais de distribuição, sendo de aplicação exclusiva a artistas com residência no concelho e na área geográfica intermunicipal de Viseu, a Comissão propôs 11 candidaturas "com pontuação final igual ou superior a 75 pontos".

A nota esclarece que "depois de ter sido cumprido o procedimento de audiência prévia dos interessados à linha 'Programar'", e tendo-se pronunciado a Comissão de Avaliação sobre as alegações recebidas, "foi aprovada a lista definitiva de 12 projetos", sendo que cinco "são novos ou emergentes".

Na lista aprovada encontram-se projetos "bem conhecidos", como o Festival de Jazz, os Jardins Efémeros, o Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, o Viseu Rural 2.0 e o Vista Curta.

Também surgem iniciativas novas ou emergentes como "Solos e solidão" (no Carmo 81), "Os 4 Clowns do Apocalipse" (iniciativa do Teatro de Montemuro, com circulação por freguesias fora a cidade), as "Visitas com História" ou "E depois da dança", indica a fonte.

O executivo de Viseu também adjudicou e aprovou hoje obras de reabilitação das ruas João Mendes, Soar de Cima, Cónego Martins e do largo Almeida Moreira.

Na rua João Mendes, a empreitada ultrapassa o meio milhão de euros, e segundo a autarquia, "haverá a introdução de novo desenho urbano, conferindo uma imagem unitária à área onde são contemplados os eixos de acesso a pedestres e onde será limitado o estacionamento".

As reabilitações das ruas Soar de Cima, Cónego Martins e do largo Almeida Moreira, representam um investimento de cerca de 850 mil euros e incluem, entre outros aspetos, a criação de espaços de lazer, a substituição de todas as infraestruturas obsoletas e o reforço de iluminação pública.

(DN)