Festas do Concelho arrancam em Carregal do Sal

2019-07-13

Festas do Concelho arrancam em Carregal do Sal

Pela primeira vez sob a organização da Câmara e a parceria da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários , as Festas  apresentam, este ano, um cartaz mais apelativo dividido entre dois palcos e uma nova  dinâmica e apresentação do recinto.

Realizado no recinto da feira semanal da vila sede, o certame ocupa, este ano, uma área mais extensa; apresenta um novo figurino da zona das tasquinhas e um espaço reconfigurado para os produtos endógenos do concelho.

No recinto, continua a ser potenciado o que de melhor tem o território ao nível da gastronomia, do artesanato, dos usos e costumes, das tradições, da etnografia…
Durante os nove dias/noites, não são esquecidos os empresários mantendo-se o espaço reservado à FICSAL - Feira Industrial e Comercial do Concelho, já na 6.ª edição.

Aos palcos do recinto, este ano designados Palco Multidões e Palco Tradições sobem artistas e bandas de renome. No palco Multidões atuam José Cid já neste domingo.  Bandalusa dia 15, Sérgio Rossi dia  16, Cláudia Martins e Os Minhotos Marotos sobem ao palco dia 17, Função Públika a 18 , Raquel Tavares dia 19, Richie Capmbell a 20, Aurea  a 21 e os Calema a  22.

No palco Tradições, bandas, artistas e grupos de danças e cantares tradicionais do Concelho, entre os quais Bea Gomes (dia 22), residente no Concelho e que representou  Carregal do Sal no concurso televisivo La Banda!

xtra recinto, o programa inclui o 1.ª Torneio de Natação Adaptada, no dia 14 de julho, nas Piscinas Municipais; Esplanadas de Leitura, junto à Biblioteca Municipal; visitas guiadas a exposições no Museu Municipal e cinema infantil, no Centro Cultural de Carregal do Sal.

A “Route Folias 1481” volta a realizar-se pela mão da Associação Cultural Folias & Tropelias. Agendada para sábado, a “Corrida mais Louca” desafia a criatividade dos participantes e permite todos os tipos de veículos desde que não possuam motor nem pedais.

As comemorações oficiais do Dia do Município decorrem na segunda-feira, 22 de julho, pela manhã, com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde das Neves, que presidirá a sessão solene.

E é no decorrer da mesma que, à semelhança dos últimos anos, a Câmara fará o reconhecimento público às empresas do Concelho distinguidas com o Prémio PME Excelência e PME Líder 2018 e, pela primeira vez, às Gazela 2017 e 2018.

 

(CMCS)