Mercado 02 de Maio de Viseu vai ter cobertura fotovoltaica

2019-07-12

Mercado 02 de Maio de Viseu vai ter cobertura  fotovoltaica

O contrato  programa foi celebrado nesta quinta-feira com a SRU (Sociedade de Reabilitação Urbana), que permite fazer uma atualização do projeto, que permitirá, não só a cobertura 100% do espaço, mas com um sistema que absorverá 95% do calor e transformá-lo em energia”, anunciou Almeida Henriques.

O autarca falava ao final da reunião do executivo, na qual apresentou esta solução que foi estudada, “ao longo dos últimos três meses”, para esta praça no centro da cidade que foi reabilitada em 2002, num projeto de Siza Vieira.

O Mercado 02 de Maio vai ser autossustentado, não gastará energia, porque a produzirá para consumo e o que se espera desta produção também vai permitir abastecer o edifício das Águas de Viseu  e ainda sobrará, em alguns momentos, para o edifício do próprio município, segundo o edil.

A obra, que tem um projeto desde 2016, será financiada pelo PEDU (Plano Estratégico do Desenvolvimento Urbano), da comunidade europeia, em 85%, sendo os restantes 15% do orçamento da autarquia, num investimento superior, “pelo menos, a um milhão de euros”.

“Não é só a cobertura, também vamos por escadas rolantes, um elevador panorâmico, vão ficar dois restaurantes, substituição dos pisos, ou seja, uma requalificação geral do espaço”, explicou o autarca, que prometeu “até setembro ter o projeto aprovado para dar início à construção”.