Seia promove passeios pedestres na Serra da Estrela

2019-07-04

Seia promove  passeios pedestres na Serra da Estrela

De acordo com um comunicado da autarquia de Seia, os  itinerários propostos são de pequena rota, realizam-se às quartas-feiras, e procuram dar a conhecer a riqueza natural e cultural das Aldeias de Montanha e da Serra da Estrela.Os primeiros dois passeios realizam-se este mês, nos dias 10 e 24 e outros dois a 07 e 21 de agosto.

O primeiro percurso, com uma extensão de 8.770 metros, realiza-se no dia 10 de julho, pela "Rota da Garganta de Loriga", um itinerário localizado entre o planalto superior da Serra da Estrela e a vila de Loriga (Seia).

No trajeto, que se inicia na área das Salgadeiras e que termina no largo da Carreira de Loriga, "salienta-se uma sucessão de quatro depressões designadas por covões - Boieiro, do Meio, da Nave e da Areia -, que albergam um conjunto de espécies de fauna e flora raras e exclusivas dos ambientes de montanha", lê-se na nota.

O segundo percurso pedestre promovido pelo CISE vai decorrer no dia 24 de julho, com uma extensão de cinco quilómetros, no planalto superior da montanha, a cerca de 1.800 metros de altitude, onde se encontra "um número significativo de lagoas e charcos de origem glaciária, que se evidenciam pelo bom estado de conservação".

O primeiro passeio do mês de agosto, agendado para o dia 07, levará os participantes pela Rota da Caniça, que inclui um percurso ao longo do vale da ribeira da Caniça, na zona da Lapa dos Dinheiros.

"Este 'caminho de montanha' tem cerca de sete quilómetros de extensão e regista uma paisagem montanhosa dominada por soutos, pinhais, lameiros, matos e afloramentos rochosos. Neste percurso merece especial destaque o souto da Lapa, um bosque de castanheiros centenários, que suporta uma elevada diversidade de espécies de fauna e de flora", indica a edilidade.

Para o dia 21 de agosto, quando se realiza o último passeio pedestre, a sugestão da organização recai sobre a Rota do Maciço Central e pela rede de percursos do Parque Natural da Serra da Estrela, propondo um itinerário com 7,5 quilómetros, que ligará até à Lagoa Comprida.

As inscrições estão abertas.