Museu Almeida Moreira recebe “Viseu pelas bocas do mundo”

2019-07-04

Museu Almeida Moreira recebe “Viseu pelas bocas do mundo”

Para o presidente da Câmara Municipal, trata-se de uma mostra com uma abordagem que nunca foi feita: como é que os estrangeiros, neste período, olhavam para esta pequena cidade, através da imagem e de texto, que são o suporte desta exposição. Almeida Henriques, adiantou já ter “verificado como a visão de há 100 anos era tão atual”.

O repto saiu da autarquia viseense a um professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vasco Ribeiro, que possui uma “enorme coleção de livros e guias de viagens” e que, por sua vez, desafiou Elisa Cerveira, também investigadora na sua Faculdade, e Emília Dias da Costa, da mesma universidade, mas da Faculdade de Belas Artes.

Os curadores juntaram assim 800 livros, entre os mais de 1.000, que fazem referências à cidade e região da Beira Alta, e às suas gentes, entre a Monarquia Constitucional e o Estado Novo, ou seja, séculos XIX e XX.

O vereador da Cultura, Jorge Sobrado, considerou que esta mostra “permite olhar para as marcas mais persistentes de Viseu e também perceber as que são as novas marcas da cidade”.

O Museu Almeida Moreira recebe esta mostra até 06 de outubro.