Câmara de Tondela exige resposta urgente à falta de cuidados oncológicos na região

2019-06-12

Câmara de Tondela exige resposta urgente à falta de cuidados oncológicos na região

José António Jesus afirmou à agência Lusa que a edilidade vai escrever  uma carta à ministra da Saúde e que em função daquilo que seja a resposta e avaliação que a mesma venha a fazer vão ponderar num contexto regional uma reação.

De acordo com o autarca, o centro hospitalar não se limita a Tondela e Viseu e, por isso, “por ser num contexto da região, merece uma avaliação regional”.

Também por isso, o edil disse acreditar que o assunto seja discutido na reunião extraordinária de segunda-feira da CIM Viseu Dão Lafões, de forma que “esta tomada de posição tenha uma escala e amplitude regional”.

Esta reação surge depois de na terça-feira passada, num comunicado conjunto, o Sindicato dos Médicos da Zona Centro, o Sindicato Independente dos Médicos e a secção regional do Centro da Ordem dos Médicos referirem que a situação atingiu “o ponto de rutura e que os colegas oncologistas assumem a incapacidade de garantir a consulta e tratamentos de quimioterapia para novos doentes”.

O autarca de Tondela disse ainda esperar que “esta situação não se eternize e seja meramente um sinal de alerta e que rapidamente seja solucionada”.

No entanto e sem esconder a  “preocupação”, José António Jesus lamentou um “sistema nacional de saúde não dá às necessidades básicas, nomeadamente tratamento”.