Rota Final de norte a centro do país

2019-06-12

Rota Final de norte a centro  do país

São 18 as Câmaras Municipais que estão a ser alvo de buscas no âmbito da operação 'Rota Final'. Empresas de transportes estão também 'debaixo de olho' da Polícia Judiciária.

No âmbito do inquérito titulado pelo Ministério Público – DIAP de Coimbra, os inspetores estão a realizar buscas, domiciliárias e não domiciliárias,  em câmaras, entidades públicas e empresas, "relacionadas com a existência de um esquema fraudulento da viciação de procedimentos de contratação pública, com vista a favorecer pessoas singulares e coletivas". 

Em comunicado enviado às redações a PJ adianta que, "mediante atuação concertada de quadros dirigentes de empresa de transporte público, de grande implementação em território nacional e com intervenção de ex-autarcas a título de consultores", terão sido "influenciadas decisões a nível autárquico com favorecimento na celebração de contratos públicos de prestação de serviços de transporte, excluindo-se das regras de concorrência, atribuição de compensação financeira indevida e prejuízo para o erário público".

Refere ainda a Polícia Judiciária que também ao nível de recrutamento de funcionários se terão verificado situações de favorecimento.