Internet gratuita nos espaços públicos em Seia

2019-06-05

Internet gratuita nos espaços públicos em Seia

O serviço, que vai entrar em funcionamento durante o verão, resulta de uma candidatura à Comunidade Europeia efetuada em 2018, onde foi atribuído um vale de 15 mil euros para a instalação de equipamento wifi. Nesta primeira fase do projeto foram beneficiados 2800 municípios, dos quais 127 portugueses, entre eles Seia, sendo que entretanto já foram abrangidos, pela segunda fase de candidaturas, mais 80 municípios em Portugal.

A candidatura ao projeto europeu WiFi4EU vem complementar o serviço já disponibilizado pelo Município, o Seia Digital, permitindo a melhoria da cobertura da rede nos espaços públicos, bem como o alargamento para outras zonas de usufruto público, por exemplo no Parque Municipal e no Estádio Municipal.

Por sua vez, a autarquia também tem aprovada uma candidatura à Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi do Turismo de Portugal, que consubstancia um financiamento de 44.954,94€.

O projeto “Wi-Fi @ Seia” tem por ambição o desenvolvimento de um território mais conectado, tendo por objetivo promover o município como um destino turístico inteligente, baseado na inovação, pela comunicação e interatividade com o visitante nos diferentes momentos da sua experienciação turística.

Neste âmbito, o programa vai conceder o acesso gratuito à internet, através de redes wifi, nos centros históricos de Seia e São Romão e abrangerá o conjunto de Aldeias de Montanha de Alvoco da Serra, Cabeça, Lapa dos Dinheiros, Sabugueiro e Loriga, assim como Sandomil.

A implementação de redes wifi irá fortalecer a posição de Seia enquanto Smart City, fornecendo uma maior comodidade quer aos seus cidadãos quer aos seus turistas, reduzindo a divisão digital e potenciando o desenvolvimento de serviços, bem como o enriquecimento das experiências turísticas.

 

(CMS)