Reabilitação de rios e ribeiros em Tondela

2019-06-04

Reabilitação de rios e ribeiros  em Tondela

A vice-presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes, explicou aos jornalistas que esta intervenção surge no domínio da regularização fluvial no após incêndio de 2017 e reveste-se de primordial importância para a salvaguarda dos ecossistemas ribeirinhos.

O objetivo é segundo a responsável, “repor as condições de funcionamento e estabilização da galeria ripícola, mitigando-se desta forma as consequências do incêndio”.

Segundo Carla Antunes, a intervenção nas zonas de bacias e albufeiras arrancou em abril e deverá prolongar-se até ao final deste mês.

Os trabalhos estão em curso no Rio Criz, junto à zona de Lazer de Várzea do Homem, estando também prevista a intervenção na zona de Caparrosa /Silvares, no Couço e ainda na Lajeosa do Dão, que foram locais atingidos pelos incêndios de outubro de 2017.

A intervenção integra também “a recuperação dos taludes ribeirinhos da margem dos rios, com a construção de ‘muros’ naturais, recorrendo-se para o efeito à madeira das árvores queimadas pelo incêndio”, acrescenta.