Seia reconhecida como "Cidade Amiga das Crianças" da UNICEF

2019-05-30

Seia reconhecida como

O reconhecimento de Seia  decorreu numa cerimónia realizada no âmbito da Semana da Criança e do Brincar, que a autarquia  promove até domingo.

É a primeira localidade do Interior do país a obter uma distinção que aumenta a responsabilidade do município para com os mais novos.

Segundo a diretora executiva da UNICEF Portugal, Beatriz Imperatori, a cidade de Seia,  é a segunda no país a obter o reconhecimento público de "Cidade Amiga das Crianças" e junta-se "às centenas de ‘Cidades Amigas das Crianças' presentes em 31 países e quatro continentes".

"É o segundo reconhecimento público que fazemos, o primeiro no Interior", disse Beatriz Imperatori à agência Lusa.

O Programa Cidades Amigas das Crianças do Fundo das Nações Unidas para a Infância  visa "promover a aplicação dos direitos da criança nas decisões, políticas e programas dos municípios portugueses, incentivando a adoção de uma política coordenada para a infância e adolescência".

Com a iniciativa "pretende-se assegurar o bem-estar de todos os cidadãos e em particular dos mais jovens, potenciar a participação das crianças na vida da comunidade e o trabalho em rede entre entidades públicas e privadas envolvidas na defesa dos direitos da criança", segundo a entidade promotora.

O reconhecimento de Seia como "Cidade Amiga das Crianças" e a assinatura do compromisso público, no seguimento de uma candidatura apresentada em 2016, aumenta a responsabilidade do município para com os mais novos, segundo a vice-presidente, Cristina Sousa.