Vouzela recebe VI Festival Gastronómico da Vitela de Lafões

2019-05-25

Vouzela recebe VI Festival Gastronómico da Vitela de Lafões

Na Alameda D. Duarte de Almeida, vão ser confeccionados almoços, petiscos e jantares onde o ingrediente principal é a Vitela de Lafões (IGP).

O recinto oferece showcooking, concertos, animação de rua, exposição e venda de produtos agrícolas, insufláveis para as crianças e uma "Quintinha dos Animais", com diversas espécies domésticas.

Nesta edição, há ainda passeios de comboio turístico, com visita a uma exploração, uma caminhada com um pastor e o rebanho de cabras na serra de Farves (Alcofra), o desfile de carros de bois e de tratores, uma mostra de sabores com Jorge Abílio e a Hora do Petiscar'te promovida pela Associação Vouzelar. A Binaural Nodar apresentará ainda o espetáculo “Pontes Perenes sobre Águas Temporárias”.

No domingo comemora-se o Dia Nacional da Gastronomia e o Dia Nacional do Folclore Português, com a participação do Rancho Folclórico “Grupo Recordações de Campia”.

O Festival da Vitela de Lafões tem como principal objetivo incentivar a produção e promover a confeção de Vitela de Lafões com certificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP) nos restaurantes da região, garantindo a qualidade do produto.

O evento visa também divulgar o potencial da restauração local e regional, dar a conhecer vários métodos de confeção dos pratos tradicionais e ainda recriar as memórias e as tradições ligadas à agropecuária.

O Festival Gastronómico da Vitela de Lafões conta com o apoio da Confraria dos Gastrónomos de Lafões, Cooperativa 3 Serras, Cooperativa Agrícola de Vouzela, Associação Empresarial de Lafões, Associação VOUZELAR e Binaural Nodar.

 

(CMV)