Edifício da antiga Federação de Vinicultores do Dão vai ser recuperado

2019-05-20

 Edifício da antiga Federação de Vinicultores do Dão vai ser recuperado

No final do evento Dão Primores, que decorreu em Viseu, o autarca disse ser um sonho antigo. Segundo Almeida Henriques “a preservação daquele edifício é fundamental”, quer para o vinho do Dão, quer “numa lógica de melhoramento de toda aquela zona ribeirinha”.

“O mais difícil está feito, que é o entendimento entre a Câmara de Viseu e a CVR Dão, numa candidatura que promovemos junto da Europa”, disse o edil Almeida Henriques, que explicou que se trata de uma candidatura no valor de seis milhões de euros, realizada no âmbito da iniciativa da União Europeia intitulada Urban Innovative Actions.

O presidente da CVR Dão, adiantou que as antigas instalações da Federação de Vinicultores do Dão, situadas na Avenida Capitão Homem Ribeiro, “estão num estado bastante decadente”.

“São 12 mil metros no centro da cidade, num sítio nobre. Do ponto de vista urbanístico é fundamental termos aquele espaço bem ordenado, reabilitado e restaurado, e ao serviço da economia e da sociedade”, disse Arlindo Cunha.

Almeida Henriques explicou que a responsabilidade da autarquia será “entregar à CVR Dão aquele edifício, embora a Câmara também vá ficar com alguns espaços, e receber de volta o Paço Episcopal D. Miguel da Silva”, atual Solar do Vinho do Dão, junto ao Fontelo, onde funciona atualmente a CVR.

A Câmara quer instalar  no futuro, o museu da cidade naquele que foi o Paço Episcopal D. Miguel da Silva e atualmente é o Solar do Vinho do Dão, segundo o edil.

“Este é um objetivo que nós fixámos a seis anos”, realçou Almeida Henriques, acrescentando que, mesmo que a candidatura no âmbito da iniciativa UIA não seja aprovada, fica o trabalho feito.

O autarca garantiu ainda que o edifício emblemático não vai  ser destruído para fazer mais blocos habitacionais, vai-se sim preservar, “reganhando-o para a sua vocação do vinho”, servindo as cubas que existem no local como “um elemento de promoção” do vinho.

No evento realizado esta segunda-feira, em Viseu, o vinho da Sociedade Agrícola de Santar da colheita de 2018 recebeu o prémio de Grande Vinho do Dão.