Festival de Artes de Seia passa a Bienal em 2020

2019-04-24

 Festival de Artes de Seia passa a Bienal em 2020

O formato de Bienal, reforça a parceria com o município de Seia e o compromisso com os artistas locais, a cidade e o concelho", refere a organização em comunicado.

O festival é organizado pela Associação de Arte e Imagem de Seia em parceria com a Câmara.

"O ARTIS centrava-se nas exposições de artistas e fotógrafos locais, sucessivamente alargadas a artistas e fotógrafos nacionais, oferecendo ainda diversas atividades paralelas dedicadas a outras artes, como a música, o cinema (através do 7.ª Sena - Núcleo Cinéfilo de Seia), teatro, performance artística e poesia, destacando-se ainda o ‘In-Artis - Inclusão pela Arte', dedicado a jovens e adultos com deficiência",segundo a mesma fonte.

O evento artístico vai continuar centrado na Casa Municipal da Cultura de Seia, mas é fundamental criar e alimentar interações com outras dinâmicas do concelho, visando a atração de outros protagonistas culturais e de públicos.

A organização adianta ainda que, "enquanto se começa a preparar a Bienal ARTIS de 2020, a Bienal Internacional de Arte de Gaia organiza o Polo de Seia dessa Bienal, em parceria com o Município senense e dinamizado pela Associação de Arte e Imagem".

A inauguração da Bienal está marcada para hoje, na Quinta da Fiação, em Vila Nova de Gaia, e o Polo de Seia vai ser inaugurado a 04 de maio, na Casa Municipal da Cultura daquela cidade da região da Serra da Estrela.

Com curadoria de Sérgio Reis, o Polo de Seia apresentará 40 artistas, entre os quais cerca de vinte artistas locais e regionais.