Viseu celebra o aniversário da “Revolução de Abril” com atividades para todos

2019-04-20

Viseu celebra o aniversário da “Revolução de Abril” com atividades para todos

O feriado vai  ser marcado por duas sessões oficiais. Pelas 9H30, tem lugar o reconhecimento dos Órgãos Municipais ao papel do Regimento de Infantaria nº14 na “Revolução dos Cravos”, no Quartel dos “Viriatos”. Pelas 10H30, o Viriato Teatro Municipal receberá a Sessão Solene Comemorativa do 45º aniversário do 25 de Abril, tendo por oradora convidada Joana Marques Vidal.

Também no 25 de Abril,  o Pavilhão Multiusos será palco da interpretação da obra “Romeu e Julieta”, pela Orquestra XXI e pelo Coro Sinfónico Lisboa Cantat, sob a direção do Maestro Dinis Sousa, fundador e diretor artístico desta orquestra que reúne os jovens músicos portugueses radicados no estrangeiro. A atuação irá realizar-se pelas 17 horas e integra a programação do Festival de Música da Primavera de Viseu. Os ingressos estão disponíveis 

A história e o simbolismo da Revolução de 1974 dão também o mote a atividades na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em vésperas da data comemorativa. Nesta segunda-feira, pelas 14H30, realizar-se-á o espetáculo musical “Até Amanhã, Liberdade”, dinamizado pela Rituais dell Arte, com texto, encenação e conceção de Miguel Ruivo.  Trata-se de uma representação em palco de diversos episódios históricos dos dias 24 e 25 de abril de 1974, na qual são incluídas diversas sonoplastias da época e música ao vivo. 

No dia  24 será, também, possível assistir à oficina musical “Zeca Afonso, Sabes Quem É?”, pelas 14H30, também na Biblioteca Municipal. A atividade, promovida pela Catrapum Catrapeia é destinada a crianças a partir dos 8 anos de idade. Depois  terá lugar pelas 21 horas, na Associação Comercial do Distrito de Viseu, uma Sessão Pública intitulada “Vulnerabilidades”, que vai abordar o tema da violência doméstica, numa iniciativa do Grupo de Trabalho para a temática da Violência Doméstica da Assembleia Municipal de Viseu. 

Também neste dia, pela manhã, vão decorrer atividades no Agrupamento de Escolas Grão Vasco, com a colaboração do Regimento de Infantaria nº14.  

No âmbito das comemorações do 25 de Abril em Viseu, também o Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes se associa à data, promovendo um conjunto de iniciativas que evocam a Guerra do Ultramar e todos aqueles que nela lutaram.
 

(CMV)