Câmara vai alterar regulamento do programa Viseu Investe

2019-04-19

Câmara vai alterar regulamento do programa Viseu Investe

Na reunião do executivo camarário desta quinta-feira, foi aprovado, por unanimidade, o início do procedimento de alteração ao regulamento, que agora terá de ser sujeito a debate público e depois a aprovação da Assembleia Municipal.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da autarquia,  frisou “o enfoque muito forte deste executivo na captação de investimento para Viseu”, que considera estar a ter resultados.

Almeida Henriques disse que  Viseu hoje tem abaixo de três mil desempregados. Acrescentou que quando o PSD chegou à Câmara, tinha  muito acima dos seis mil. No entanto,  segundo o edil, o executivo “nunca está satisfeito” e, por isso, procura introduzir inovações.

De acordo com Almeida Henriques, entre as principais alterações ao regulamento estão as possibilidades de financiamento a empresas que criem acima de três postos de trabalho e à aquisição de terrenos.

O autarca  referiu que já que ter  cada vez mais uma política agressiva na disponibilização de terrenos. A Câmara de Viseu é proprietária de praticamente a totalidade dos terrenos disponíveis no parque do Mundão e também era necessário alterar o regulamento para que  a edilidade possa, em algumas circunstâncias, praticar benefícios” ao nível da sua disponibilização, justificou.

Com as alterações sugeridas, o regulamento vai permitir também a extensão dos apoios até aos cinco anos e “valorizar a componente exportadora, a componente industrial e a componente de investimento em investigação e desenvolvimento, que são linhas estratégias que se tem vindo a prosseguir”, acrescentou.

Os vereadores do PS votaram favoravelmente as alterações ao regulamento, mas, na sua declaração de voto, que foi lida por Pedro Baila Antunes, alertam o executivo de que “tem de ir muito mais longe no desenvolvimento da atividade económica” no concelho.