Cinema ambiental exibido na Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela

2019-03-06

Cinema ambiental exibido na Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela

A iniciativa insere-se na estratégia do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, organizado pelo município de Seia, e conta com o apoio de autarquias, escolas e outras entidades locais.

A direção do festival considera a iniciativa "muito relevante", já que "permite fazer educação ambiental através do cinema, uma ação tão necessária e urgente  hoje em dia, de modo a provocar mudança de comportamentos para a melhoria do ambiente e da sustentabilidade".

A ação de promoção do cinema ambiental nos 15 municípios que integram a CIM-BSE também "reforça a importância do cinema como área artística privilegiada para a promoção dos valores ambientais", segundo a organização. "Embora se realizem sessões para o público em geral, a maioria das sessões são para escolas, pretendendo a organização abranger um universo acima de cinco mil espetadores", referem os organizadores.

O CineEco, que em outubro cumpre a sua 25.ª edição, tem vindo também a realizar extensões por todo o país, destacando-se iniciativas em Lisboa, Almada, Porto, Açores (São Miguel, Faial, Terceira e São Jorge), Guarda, Viseu, Coimbra, Amarante, Vila Real e Vila Nova de Gaia, entre outras localidades.

O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que se realiza todos os anos em Seia, tem a decorrer, até ao dia 15 de maio, o período de inscrições para a edição de 2019.

O CineEco é o único festival de cinema no nosso país dedicado à temática ambiental e realiza-se desde 1995, por iniciativa da edilidade de Seia.

De acordo com a organização, o festival decorre na Casa Municipal da Cultura de Seia e no CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela e "já ganhou grande prestígio internacional, concorrendo habitualmente mais de 600 documentários, oriundos de mais de 30 países".