Seia: Projecto de um grupo de jovens de Seia é um dos sete vencedores do Orçamento Participativo

2018-01-09

Seia: Projecto de um grupo de jovens de Seia é um dos sete vencedores do Orçamento Participativo

“Gym4All”, uma proposta apresentada por Bruna Cosme Martins (em representação de um grupo de mais 13 jovens de Seia), é uma das vencedoras, propondo criar, em parceria com entidades do concelho, um projecto de desenvolvimento da ginástica. A ideia, explica, nasceu da paixão de um grupo de jovens praticantes de uma modalidade que surgiu e existe apenas em contexto escolar no concelho de Seia: a ginástica. E porquê? «A ginástica pode oferecer uma enorme variedade de actividades (dependendo da disciplina praticada) adequadas a todos os géneros, grupos etários, com diferentes capacidades técnicas e ascendências culturais, encerrando em si uma perspectiva altamente inclusiva», justifica. A proposta é para ser implementada em Seia e nos concelhos vizinhos.

O Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJP), aprovado em Conselho de Ministros em setembro com o objectivo de reforçar a qualidade da democracia e o maior envolvimento dos cidadãos jovens nos processos de decisão, recebeu 400 propostas e teve 10 mil votantes. Para esta primeira edição, o OPJP dispõe de 300 mil euros para financiamento das iniciativas dos jovens.

A sessão de apresentação destes projectos vencedores vai ter transmissão ao vivo no canal do YouTube “Maluco Beleza” e em simultâneo nas plataformas do #OPJovem. O apresentador Rui Unas vai conversar com o ministro da Educação e com os jovens proponentes dos projectos vencedores da edição 2017.

(Terras da Beira)