Vereadores PS na Câmara de Viseu propõem criação de Rede de Desfibrilhadores

2018-05-16

Vereadores PS na Câmara de Viseu propõem criação de Rede de Desfibrilhadores

Os vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal de Viseu propõem que o Município crie uma ‘Rede Municipal de Desfibrilhadores’, através da instalação de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) em locais públicos com maior afluência de pessoas.

“Esta iniciativa – nos termos do Plano Nacional de Desfibrilhação Automática Externa – permitirá ainda promover a formação de suporte básico de vida nas instituições municipais, o que decorre da formação de operadores de DAE”, revelam em nota de imprensa enviada à CentroTV.

Consideram que “primeiramente deve ser realizado um levantamento das unidades instaladas e das necessidades” de DAE no concelho.

“Atendendo à sua maior vulnerabilidade à ocorrência de paragem cardiorrespiratória, em primeira instância, devem ser equipados com DAE os equipamentos desportivos municipais com maior atividade, para além das viaturas dos bombeiros municipais”, referem.

As escolas do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e outras instalações municipais com maior movimento de público, como o Edifício da Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, o Mercado Municipal, o Viseu Arena, o Teatro Viriato, Polícia Municipal e outros equipamentos municipais “devem merecer igualmente a instalação de um DAE”.

Adiantando que os equipamentos DAE poderão ser instalados na via pública, em cabines especialmente preparadas para o efeito e sinalizadas, próximo destes “edifícios âncora”.

Os autarcas socialistas propõem ainda a instalação de um DAE por cada freguesia não servida por, pelo menos, um DAE num equipamento público.

Fora do plano municipal, o Município “deve prestar apoio à aquisição, manutenção e formação no âmbito do DAE a outras instituições públicas associadas à proteção civil, desporto, ensino básico e secundário, ensino superior ou loja do cidadão”.

“Deverá ser realizado o mapeamento público dos desfibriladores instalados no concelho com indicação visível no local e online”, concluem.

(Centro TV)